O SeRES

O SeRES ou Seminário Regional de Ensino busca proporcionar o aprendizado diferencial, esclarecendo ao estudante as relações entre o que ele vê em sala de aula, entre o sistema em que isto está inserido e sua profissionalização para o mercado de trabalho. Estas relações, muitas vezes vistas com enorme complexidade, não podem faltar na formação universitária, e são vitais para o bom posicionamento profissional. 

E a temática??
Em um mundo em que inovar é sinônimo de desenvolvimento, é preciso, e porque não necessário, modernizar o ensino das universidades brasileiras. Cada vez mais mecanizado e estático, a abordagem do ensino de modo geral vêm perdendo qualidade por não se renovar, por manter o sistema educacional implantado na década de 1950, chamado de período pós-guerra, até os dias de hoje.

A educação é, sem dúvida, um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimento que um país cresce, aumentando sua renda e qualidade de vida das pessoas. O nível da educação não representa apenas a qualidade dos profissionais existentes no país, mas caracteriza cidadãos mais ativos na sociedade. O futuro social e político de cada país dependem essencialmente da revolução educacional.

A mudança só acontece quando há debate, discussão e a busca por melhor ensino nas universidades. É com o intuito de promover e incentivar a mobilização e o movimento estudantil pela discussão do ensino no país, principalmente dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo, que o SeRES Blumenau 2012 aborda a temática Mecanização do Ensino.

  A falta de inovação nas disciplinas, a mecanização das abordagens de ensino, a manutenção de professores que não se inovam, que não vão em busca de atualizar seus conhecimentos são alguns dos motivos que o ensino superior na área de Arquitetura e Urbanismo tem decaído. Em busca da quebra dos paradigmas consolidados, através da implantação de novos sistemas didáticos já utilizados em outros países, é que incentivamos e promovemos o debate para deslocar o eixo do ensino para uma perspectiva diferente da educação existente hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário